quinta-feira, 26 de julho de 2012

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS DO 5º FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO


PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS DO 5º FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO - ANO 2012
Todas as oficinas são gratuitas
inscrições pelo e-mail: cinemafundarpe@gmail.com - mandar curriculos e carta de intenção

DE 23 A 27 DE AGOSTO

OFICINA DE CRITICA E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
Ministrante: RODRIGO CARREIRO

Objetivo: A função principal da oficina é proporcionar o conhecimento necessário para que os alunos possam interpretar, analisar e contextualizar adequadamente o processo de construção narrativa ordenado por filmes, de modo que a oficina se torna mais eficiente se ocorrer um pouco antes (ou logo no princípio) do festival.

Objetivos principais: Ensinar como funcionam as principais ferramentas de construção narrativa no meio audiovisual, a fim de detalhar como os cineastas são capazes de produzir sentido a partir das informações visuais e sonoras; mostrar maneiras adequadas de contextualizar historicamente um filme; e passar dicas de como estruturar o raciocínio crítico sobre um filme num texto coerente

A ideia é que dessa oficina saia um blog no qual, durante o Festival, que os participantes alimentem com textos críticos analisando os filmes exibidos ao longo do evento.

Ministrante: RODRIGO CARREIRO
Coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco e crítico de cinema. Professor efetivo do Bacharelado em Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  Doutor (2011) e mestre (2003) em Comunicação pela UFPE. Graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1994).



Conteúdo do curso:
(1) Principais marcos históricos do Cinema (fase muda, expressionismo alemão, cinema clássico hollywoodiano, Nouvelle Vague, New Hollywood, cinemas novos, cinema independente, cinema brasileiro contemporâneo, blockbusters).
(2) Etapas e funções que compõem a cadeia de produção de filmes (pré-produção, produção, pós-produção).
(3) Elementos narrativos e estéticos que compõem um filme (roteiro, montagem, fotografia, direção de arte, figurino, locações, trilha sonora, som direto, efeitos de áudio, efeitos especiais).
(4) Elementos da linguagem do cinema: como manipular os elementos visuais e sonoros do filme (atores, posição de câmera, luz, cor, palavras, ruídos, música, figurinos, contextos históricos) para produzir sentido.
(5) Formas de sistematizar o conhecimento sobre Cinema na redação de textos críticos.  

Carga Horária: 15h
Nº de Vagas: 30
Quantidade de dias: 05
Horas ao dia: 03 hora/aula
Público Alvo: Integrantes do juri popular do Festival de Cinema.
Local: à definir – na Cidade de Triunfo

DE 06 A 10 DE AGOSTO

OFICINA FIGURINO PARA CINEMA
Ministrante: CELINHA DO CARIRI 

Objetivo: Despertar o interesse para a elaboração e confecção de figurino para atender a demanda do mercado audiovisual. Aprimorar as habilidades manuais dos participantes, fazer aflorar a criatividade artística e abrir novas possibilidades no campo de trabalho.
A proposta é de transmitir conhecimentos básicos da elaboração de um figurino dentro de um roteiro, mostrando a relevância que tem essa arte no setor audiovisual. A oficina usará, como fonte de pesquisa recursos impressos, imagens fotográficas de filmes onde a estilista participou como figurinista, a exemplo de: "Maria Moura" e "Aos Ventos que Virão", exibirá o filme "Auto da Compadecida", do diretor Guel Arraes, baseado no livro de Ariano Suassuna. Os participantes terão a oportunidade de construir figurinos criativos que serão apresentados num desfile produzido por eles.

 
Ministrante: CELINHA DO CARIRI
Criadora de moda e figurinista, veio do Cariri para Pernambuco, aqui ampliou referências e firmou seu trabalho que de fato tem começo no Vale do Cariri, entre o Crato e Juazeiro do padre Cícero. De lá, trouxe o colorido das feiras, das bonecas de pano e das colchas de retalhos.
Seu corte é moderno, elaborado e confortável mas, é sobretudo, urbano.
Ainda em Recife, Celinha amplia sua arte realizando oficinas através de projetos sócio-culturais, que acontecem em festivais e encobris peloBrasil afora.
Teve participação como figurinista em cinema.
Continua atendendo em seu ateliê, com peças exclusivas e marcantes.

Conteúdo Programático:
1. Pontuar a importância do figurino para o cinema e outras produções audiovisuais.
2. Exibição do filme "Auto da Compadecida" como forma de pesquisa e discussão de temas como criação, originalidade, temática, ressaltando a valorização do figurino para a referida produção.
3. Elaboração de um pequeno roteiro para a criação de um figurino elaborado pelos participantes da oficina.
4. Seleção e produção das peças a serem trabalhadas.
5. Início da confecção das peças.
6. Produção e apresentação do desfile.
7. Avaliação.

Carga Horária: 30h
Nº de Vagas: 20
Quantidade de dias: 05
Horas ao dia: 06 hora/aula
Público Alvo: Público em geral (com habilidades básicas para costura e trabalhos manuais)
Local: à definir – na Cidade de Triunfo

INSCREVA-SE PELO E-MAIL cinemafundarpe@gmail.com – mandar currículos e carta de intenção



Fonte: http://opiniaotriunfodigital.blogspot.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Triunfo divulga programação da 60ª Festa dos Estudantes

A Prefeitura de Triunfo, em parceria com a Fundação do Patrimônio Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) divulgou neste sábado (14) a program...